Uberaba tem sido uma cidade sem igual nessas eleições de 2008. É a primeira vez que a cidade atinge o número de 200.000 eleitores, o que dá margem para o acontecimento de 2º turno.
Isso, é claro, depende muito dos postulantes ao cargo de prefeito. Em 2008, somente três currículos estão à apreciação do eleitor uberabense e o candidato "da terceira via", o advogado Adriano Espíndola - PSTU/PSOL, ao contrário de subir nas pesquisas e ajudar a viabilizar a primeira eleição decidida em dois turnos na cidade, tem feito estripulias nos debates, nos discursos e no programa de TV em seu horário gratuito.
A última do candidato foi no telejornal regional da TV Globo, o MGTV. Reclamou que a Rede Integração (retransmissora da Globo) não transmite o horário eleitoral de Uberaba porque teria interesse de "abafar a sua candidatura" e ao ser indagado sobre suas propostas de governo, saiu do estúdio que transmitia a entrevista AO VIVO e deixou os repórteres falando sozinhos.
É ou não é uma cidade sem igual?
Ele mesmo "abafou" a própria candidatura.
A Rede Integração transmite em Uberaba o horário eleitoral de Ituiutaba. A propaganda política televisiva de Uberaba é mostrada na TV Regional Band e na TV Universitária local.
Comentários
Não é de hoje que os grandes meios de comunicação do país são questionados por suas posturas. A Rede Globo, líder de audiência em todo país, já foi até mesmo acusada, em documentário da BBC de Londres, de manipular resultados de eleições para favorecer os aliados de seus proprietários e, ainda, de ter sua a fundação articulada, nos anos 60 do século passado, para apoiar e encobrir os crimes da ditadura. Maiores detalhes destas denúncias, podem ser vistos no documentário da BBC, MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE.
Verdadeiras ou não as denúncias deste documentário, é certo que através de suas novelas, telejornais e programação, a referida rede de televisão dita modas, costumes e opiniões e, não raro, força o consumo de lixo cultural ou condena, sem julgamento legal, inocentes em seus telejornais.
Pois bem, em Uberaba, sob a desculpa de ser apenas repetidora de sua sede situada em Ituiutaba, a afiliada local da Rede Globo, tem se negado a transmitir o horário eleitoral gratuito de nossa cidade, mantendo no ar a propaganda de Ituiutaba. Tal postura além de ser uma demonstração de total desrespeito e desprezo por Uberaba, prejudica a candidatura de Adriano Espíndola 16 à prefeitura, uma vez que a Frente de Esquerda dos Trabalhadores tem nos programas de TV e Rádio o seu principal foco de divulgação. A postura da Rede Globo local, despreza Uberaba e confunde a população, o que poder fazer aumentar o número de votos brancos e nulos.
Mente, a afiliada da Rede Globo, quando afirma que está impedida legalmente de transmitir a propaganda de Uberaba, uma vez que o Juiz Eleitoral de Uberaba, determinou que ela transmitisse os nossos programas eleitorais. Bastava a Globo acatar a decisão do juiz para transmitir, sem qualquer problema legal, os programas de Uberaba. Autoritária, entretanto, a Globo optou por recorrer da decisão e não cumprir com sua obrigação moral com nossa cidade, com os uberabenses!
É por isso que Adriano Espíndola 16, como forma de protesto, não está enviando sua agenda de atividades para a referida TV. Foi por isso, também, que quando da rodada de entrevistas desta semana com os candidatos à prefeitura de Uberaba no MG TV, após ameaçarem cortar o seu microfone e encerrar a entrevista, Adriano Espíndola, que questionava a postura da Globo, se retirou do programa, num gesto de amor e respeito próprio e à nossa cidade.
Adriano Espíndola, um advogado acostumado a enfrentar poderosos em defesa dos trabalhadores na Justiça do Trabalho, não se curvou perante os desígnios da Globo, a enfrentando em nome de todos os uberabenses, mesmo que isso tenha significado a impossibilidade de apresentar suas propostas no referido telejonal.
Não sem motivos, que o PSTU e o PSOL, partidos que sustentam a candidatura de Adriano 16, defendem a moralização e democratização das concessões de rádio e tv, dando direito à antena, à geração e transmissão de programas, para entidades populares e sindicatos de trabalhadores.
Diante do ataque ao povo de Uberaba pela Rede Globo, os outros candidatos se calaram. Isto demonstra que Adriano 16 é dos três, realmente, o mais preparado para enfrentar as elites de nossa cidade e trazer as mudanças que povo de Uberaba sonha há mais de 4 anos.
Basta Rede Globo, o uberabense não é bobo!
Votem 16, coragem a serviço dos trabalhadores e da maioria da população de Uberaba.
Coordenação da Campanha de Adriano Espíndola 16.