Curso de Comunicação Social cria sua própria blogosfera

Uma idéia pedagógica muito interessante está sendo implantada no curso de Comunicação Social da Uniube a partir desse semestre de 2009. Há alguns semestres todos os alunos que passam pela disciplina de Fundamentos Científicos da Comunicação, no primeiro período, devem fazer um blog para acompanhar a disciplina. Resultado? O projeto Webfólio: Blogs Acadêmicos foi premiado na Intercom. Hoje há um novo Webfólio da Comunicação que visa divulgar os blogs dos alunos do curso.

Mas a novidade desse semestre é a ampliação do uso de Blogs Acadêmicos no ensino da comunicação. Todas as disciplinas do curso agora têm seu próprio blog e todos esses blogs estão em uma Blogosfera, a Blogosfera da Comunicação.

Print da tela da Blogosfera da Comunicação

O professor pode postar no blog, mas deve escolher da maneira que preferir um "aluno-blogueiro" que se torna o responsável pela atualização do blog, adicionando dicas, vídeos e comentários sobre as aulas.

Page Rank
Os blogs são interligados, ou seja, em todos eles há links para todos eles. Isso estimula a ferramenta de page rank e faz com que os blogs tenham maior visibilidade e que apareçam primeiro na ferramenta de busca do Google.

Além dos blogs das disciplinas, existem ainda um somente para agrupar as Atividades Complementares em Comunicação e outra para popularizar os Prêmios em Comunicação com o ensejo de incentivar a participação dos alunos nesses concursos.

Na Blogosfera da Comunicação é possível encontrar ainda um link para cada Projeto do Curso.

Visitem a Blogosfera! É um projeto interessante e que com certeza será motivo de estudos e de prêmios em educação. O Professor Dr. André Azevedo da Fonseca é o idealizador da Blogosfera, eu tive a honra de participar da construção da Blogosfera desde o início. Agora, sou o "aluno-blogueiro" de Metodologia Aplicada ao TCC.

Comentários

Sem dúvida o Prof. André é um grande desmistificador os blogs no campus! A ideia desde o primeiro webfolio é muito boa, porém preocupou-se mais em escolher templates bonitos, este que possuem codigo fonte atrapalhados até mesmo para leitura na plataforma escolhida (Blogger), imagine a dificuldade para os buscadores. Se houvesse uma pesquisa rápida sobre objetivo ( Pagerank) escolheriam o Wordpress que além de também ser gratuito é considerado profissional e sem erros. Outra coisa que não posso deixar de comentar é sobre os domínios. Esses blogs ficaram com nomes enormes que são difíceis de memorizar. Minha sugestão é de nomes simples como http://blog.uniube.br/metodologiatcc no lugar de http://metodologiadotccuniube.blogspot.com/ A universidade já tem o domínio uniube.br registrado e não terão custo para criar as extensões.