Amanhã vou à Parada Gay de Uberaba. Não teria nenhum motivo para estar lá, não fosse o Jornalismo. Pela primeira vez, uma emissora de TV aberta vai transmitir um evento dessa categoria com uma hora de programação ao vivo, e também com matérias produzidas.
Será a quarta edição da mobilização em Uberaba, um evento que tem tido acréscimos em número de participantes a cada ano e em 2009 espera 70 mil pessoas nas ruas. A BAND Triângulo sai à frente demonstrando a importância e o potencial desses grandes eventos para a economia de um município. Independentemente de orientação sexual, as Paradas Gays por todo o mundo reúnem milhões de pessoas, milhares de turistas dispostos a gastar com conforto, com alimentação, vestuário, etc. O comércio de Uberaba também precisa se atentar para esse valoroso nicho que está anualmente no calendário de eventos da cidade.
A imprensa repercute o evento como sendo um carnaval fora de época, uma festa alegre e colorida, com gente interessada em se divertir. E isso é verdade. São raras as ocorrências de violência que tenham relação com o acontecimento, muitas famílias fazem questão de ir para a avenida assistir à passeata. Não cabe a essa mesma imprensa discutir a necessidade ou não do evento. As Paradas Gays, além do caráter de entretenimento, são uma manifestação em busca de direitos que são concedidos a todos os homens e mulheres, e que são cerceados dos homossexuais como se esses não fossem homens e mulheres.
Quando multidões deixaram suas casas e protestaram nas ruas em busca de eleições diretas, aqueles eram comícios em busca de direitos que aquelas massas não possuíam. Jovens exigiram a saída do ex-presidente Collor, também nas ruas, e uma forma que encontraram para essa manifestação foi a de pintar o rosto, e tiveram êxito. Os caras-pintadas buscavam direitos. Uma Parada Gay busca direitos. A única diferença está no modo em que cada um busca esses direitos, mas os direitos não têm [ou não deveriam ter] nenhuma diferença.
A BAND Triângulo transmite das 14h às 15h, a Parada Gay de Uberaba amanhã, 15 de novembro, ao vivo, para 50 cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Oeste de Minas. Durante o restante do dia ocorrerão entradas do evento na programação. Sou estagiário da BAND e amanhã trabalho na produção da transmissão.
+Mais
Comentários
É admirável sua dedicação e determinação em prol do jornalismo da Band Triangulo.
Abraço,
Fernando