Esse foi um ano muito especial para o Jornalismo na minha vida. Estagiei na Uniube e ajudei a desenvolver o projeto do Prof. Dr. André Azevedo da Fonseca com Blogs Acadêmicos para todas as matérias do curso, a Blogosfera da Comunicação. Em seguida, fui fazer estágio na BAND Triângulo, uma experiência cada dia mais rica. Foi nesse ano também que eu considerei que passei a conhecer de fato a "reportagem", a qual chamo de senhora imponente, que me foi apresentada pelo Prof. Dr. Raul Osório Vargas na disciplina de Métodos da História de Vida.
A missão dessa disciplina era a produção de uma "grande reportagem" que contasse a "história de vida" de alguém, de alguma coisa, de um acontecimento... Escolhi traçar o perfil do curso de Jornalismo da Universidade de Uberaba, um dos pioneiros no país por meio da história oral temática. Aos poucos, a reportagem, a história e seus personagens foram me encantando. Ainda no primeiro semestre, passamos a filmar aquilo que eu escrevia, na disciplina de Produção de Vídeo, ministrada pela Profª. Celi Camargo.
Após as férias, ingressei no Jornalismo Digital. Prossegui com o tema. O desafio agora era unir a pesquisa, o texto e os vídeos a uma narrativa não-linear para a produção de um Webdocumentário. Foram meses de buscas, de inquietudes, de entrevistas, de transcriação (como ensina Sebe Bom Meihy). Depois, outros meses para edição, pós-produção e desenvolvimento do "palco".
Encontramos na internet a ferramenta que iria traçar a narrativa digital: as tags. E desta maneira, tema por tema, cocluí o Webdocumentário: Almanaque - As Memórias do Primeiro Curso de Jornalismo de Minas Gerais. O desafio agora, é pesquisar ainda mais e trazer esse perfil completo para um livro-reportagem que me servirá como Trabalho de Conclusão de Curso.
Comentários
Boa sorte na reta final!