Estava vagabundiando pela internet, no melhor sentido da palavra. Nesse período de férias da faculdade, vagabundiar pela internet é o que faço nos intervalos do estágio na BAND Triângulo, e das minhas leituras. Provavelmente, e eu disse provavelmente, Grygena Targino também vagabundiava pela rede mundial ao deparar-se com a edição 338 do Jornal Revelação, veículo laboratorial do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba.
Nessa edição, intitulada: "Crônicas para um mundo cínico", publiquei o texto "Vaca Pirata" que saiu na página 6 (Vida Pirata) com ilustração de Pâmela Mendes, estudante de Publicidade e Propaganda também na Uniube. A crônica foi escrita motivada pela descoberta de que uma cooperativa de leite em Uberaba-MG adulterava o produto adicionando soda cáustica para retardar o vencimento, em meados de 2007. Foi o meu primeiro texto publicado no "Revelação".
O Jornal A União, é um instrumento de comunicação do Governo do Estado da Paraíba carregado de tradição. Fundado em 02 de fevereiro de 1893 é reconhecido nacionalmente como "Jornal Escola". Grygena Targino é graduada em Pedagogia pela UFPB e escreve na coluna "Cantinho da Cultura" do Jornal A União. Na coluna, faz comentários e análises de diversos autores sem distinção, como Rubem Alves, Marcelo Rubens Paiva, Luís Fernando Veríssimo, dentre outros.
Na publicação online de 12 de agosto de 2009, Targino redigiu um comentário sobre a crônica "Vaca Pirata" de minha autoria. Somente hoje o encontrei e fiquei muito satisfeito com a leitura que a colunista fez dos meus pensamentos. Ela é extremamente precisa ao supor os objetivos do texto e promove uma comparação muito bem sucedida da crônica com a "Lei do Gerson".
Eu agradeço à menção de Targino, sobretudo porque, até hoje, o texto e o comentário da colunista no Jornal A União (online) tiveram 339 visualizações, entre as mais visitadas.
E para quem se interessou, pode ler aqui a crônica na forma em que foi publicada no Revelação.
Comentários