"O começo do fim" ou "O começo do começo mesmo"

Começa hoje e vai até dezembro a minha última aventura como aluno de Jornalismo na Universidade de Uberaba. Até aqui, foram anos de muitas descobertas e, sobretudo, de muito aprendizado.

A Universidade é um presente, um presente pouco acessível. E o maior tesouro é o ensinamento de que a gente não sabe de nada. Existe um mundo gigante ao nosso redor, e a grande sacada, o filão, o supra-sumo é saber lidar com o aspecto colaborativo que a Academia exige e proporciona.
Desde o início da formação em Jornalismo a gente tende a pensar no final. Como vai ser meu TCC? O que eu vou fazer? Quem vai me orientar? Será que eu chego lá?

Agora, às vésperas da conclusão, o pensamento está no começo. Um saudosismo saudável que motiva e impulsiona a busca de repostas às perguntas do início. E elas vão surgindo aos poucos.

O meu TCC será um livro-reportagem. No sexto período do curso, descobri uma preciosidade sob os meus olhos. O curso que eu freqüentava tinha uma tradição muito valiosa, o primeiro a entrar em funcionamento com autorização do Ministério da Educação no Estado de Minas Gerais. Quem seriam as pessoas que no começo pensaram esse curso? Por quê? Como? Exatamente quando?
Mas o desafio do TCC não é prestar contas ao lead. O Jornalismo Literário e, principalmente, a História Oral foram ensinamentos que considero entre os mais importantes de todos esses anos na Universidade de Uberaba. Nada mais justo que contar essa história tão importante utilizando dessas técnicas apreendidas.
Nesse trajeto vou ter a companhia da Professora Celi Camargo, que tem o Jornalismo correndo nas veias. Um exemplo firme e marcante durante todos os semestres da faculdade.

A última pergunta que normalmente nos fazemos e que mencionei acima: será que chego lá? Essa pergunta começo a responder agora aqui no blog. A tentativa é de dividir o tempo dos textos para o livro-reportagem para um relato de experiência sobre o TCC.
  • Semanário
Tive hoje a primeira reunião com a Professora Celi Camargo. O nosso primeiro passo é avaliar a matéria-prima que temos em mãos e que eu reuni desde que a idéia surgiu a quase dois anos atrás.
A princípio o meu “Momento TCC” acontece às segundas-feiras.


+Mais

Siga-me no Twitter: @josuabarroso

Comentários

Rafael Ferreira disse…
Grande Josua,
acompanhei um trecho de sua vida profissional e o vi cercado de elogios e sugestões. Esteja certo que o caminho que trilha deve ser seguido com humildade e inteligência, atributos que tem e admiro. Seja forte neste novo semestre e tenha a certeza que é o início do fim, do começo e do meio. Quando chegar janeiro, você entenderá melhor essa frase. Abraço brother.