Sete anos depois de submeter à banca o meu livro "Memórias e personagens do primeiro curso de jornalismo de Minas Gerais", chegou o momento de trazer as entrevistas gravadas em vídeo que serviram como base para o trabalho escrito.
O web-documentário "Almanaque - as memórias do primeiro curso de jornalismo de Minas Gerais" foi editado e planejado desde o ano de 2009 e esteve como "extra" no meu Trabalho de Conclusão de Curso. Mas ninguém além dos membros da banca teve acesso ao material que é muito importante para entender o pioneirismo das Irmãs Dominicanas que "se anteciparam à capital" implantando o ensino de jornalismo e também um paradoxo que se deu no interior de Minas. Como que religiosas muitas vezes consideradas "comunistas" pelo regime militar inauguraram uma faculdade de jornalismo? Quais os acontecimentos que marcaram essa época?
Registro Histórico
Além disso, o trabalho acompanha a linha da história por meio de personagens que viveram momentos importantes para a memória do ensino superior de Uberaba como um todo a partir da fusão da Fista (faculdade das Dominicanas) com a Fiube de Mário Palmério. E vai além ao registrar com os personagens a chegada da universidade de Uberaba.
As histórias de vida de cada um dos personagens formam capítulos da história do próprio curso. Nem todas as entrevistas do livro estão registradas em vídeo, mas este web-documentário conta com dez personagens, 40 temas e mais de cem vídeos-fragmentos. O próprio espectador monta a história que quer ver selecionando os temas.
Era uma história perdida. O cinquentenário passou em branco. No próximo mês de março, o curso de jornalismo de Uberaba completa 61 anos.
"Almanaque - as memórias do primeiro curso de jornalismo de Minas Gerais" marca também o lançamento oficial do site do autor que agora vos escreve. Aqui, os leitores vão encontrar assuntos que envolvem educação e jornalismo, mas também vida saudável, relacionamentos e o que mais couber.
Comentários