[Torcedores.com*] ONZE EM CAMPO: jogadores da seleção brasileira ou ministros do STF, política ou futebol?

De uma forma ou de outra, os brasileiros seguem de olho nos onze em campo. Seja na Rússia ou em Brasília, no Supremo Tribunal Federal. Veja na reportagem especial do Time do Tas na cobertura da Copa do Mundo da Rússia.

Crédito: reprodução / Torcedores.com

Política e futebol fazem parte de uma suposta lista de assuntos que não se discute e que não se misturam. Na prática, a teoria é outra. Além disso, desde a realização da primeira Copa do Mundo – em 1930 – esses dois assuntos andam juntos no Brasil. Naquele mesmo ano, o mundial coincidia com eleições para presidente ainda na República Velha quando pouco mais de um milhão de brasileiros (5% da população da época) elegeram Júlio Prestes. O que não se concretizou por conta da Revolução de outubro daquele ano. No Uruguai, o dono da casa se sagrava campeão do mundo.

De lá pra cá, ano de eleição presidencial no Brasil – independente da modalidade – voltou a coincidir com a Copa do Mundo outras onze vezes. As últimas seis, já na Nova República. E como futebol e política são assuntos que se discute sim, sempre houve nesses anos todos o senso comum de que o maior evento esportivo do planeta acaba ofuscando o pleito nacional.

Esse ano não será diferente. Semanas após o encerramento da campanha do hexa – bem sucedida ou não – começa a campanha eleitoral para eleger presidente, governadores, 54 senadores, 513 deputados federais e centenas de deputados estaduais. Só que dessa vez, os acontecimentos recentes como o inesquecível e desestimulante 7 a 1 e principalmente os fatos que envolvem o Judiciário brasileiro, parecem ter alterado o estado geral das coisas.

Será que nas ruas essa percepção se confirma? Confira na reportagem do Time do Tas para o Torcedores.



Daniel Aloisio e Josuá Barroso para o Time do Tas
*Essa reportagem multimídia faz parte de um conjunto de conteúdos publicados no site especializado em jornalismo esportivo "Torcedores.com" por ocasião da Copa do Mundo Rússia 2018 dentro de uma cobertura intitulada "Time do Tas". Um grupo com 11 jornalistas selecionados entre milhares no Brasil que durante cerca de 4 meses foram comandados por Marcelo Tas, Renan Prates e Lucas Tieppo.
Publicada originalmente em Torcedores.com

Comentários