Não dá pra escolher adversário se uma seleção quer ser campeã do mundo, certo? – Mais ou menos. As escolhas dos oponentes nos amistosos pré-Copa podem revelar um pouco das estratégias de cada equipe pelo menos para a primeira fase do mundial.
![]() |
Crédito: Divulgação / Facebook FIFA World Cup |
Basta observar, grupo a grupo, e estabelecer um comparativo das seleções que integram cada um deles com a programação de amistosos para os dias que antecedem a Copa da Rússia. Sempre há uma proximidade geográfica entre o adversário escolhido para os amistosos pré-Copa e o adversário sorteado pela Fifa para a primeira fase do mundial.
A teoria foi destacada pelo jornalista inglês Michael Cox em sua conta no Twitter. Ele é um dos mais influentes na rede de microblogs quando o assunto é futebol, além disso escreveu o livro “In The Mixer”, sobre a história das táticas na Premier League. Ele afirma que uma das coisas que mais gosta de observar antes da Copa é exatamente a definição dos amistosos baseada em critérios geográficos.
O Time do Tas preparou uma galeria destacando quais partidas de amistosos você deve ficar de olho pra tentar prever como deve se desenrolar a primeira fase do Mundial da Rússia.
Daniel Aloisio e Josuá Barroso para o Time do Tas
*Essa reportagem multimídia faz parte de um conjunto de conteúdos publicados no site especializado em jornalismo esportivo "Torcedores.com" por ocasião da Copa do Mundo Rússia 2018 dentro de uma cobertura intitulada "Time do Tas". Um grupo com 11 jornalistas selecionados entre milhares no Brasil que durante cerca de 4 meses foram comandados por Marcelo Tas, Renan Prates e Lucas Tieppo.
Publicada originalmente em Torcedores.com
Comentários