As leis da química estão constantemente regendo a nossa existência. Não há como escapar delas. No futebol, não é diferente. Mas você sabe quais os elementos químicos presentes dentro e fora de campo numa partida? A presença da química no futebol pode ser completamente natural ou provocada, e no segundo caso, as consequências costumam ser severas se a situação se enquadrar em doping.
![]() |
Crédito: By Marcello Casal Jr / Creative Commons |
O Time do Tas foi buscar informações sobre a presença da química no futebol. Para isso, conversamos com um professor e com um médico. Os dois deixam claro que elementos estão presentes de forma natural, das arquibancadas até dentro de campo. Eles mostram que a relação entre química e futebol é muito mais marcante do que você imagina.
Mas o médico ouvido pela reportagem faz um alerta: alguns elementos estimulantes e não-naturais podem configurar doping, o que pode ser encarado como trapaça. Portanto, é sempre bom ficar de olho!
Assista na reportagem produzida pelo Time do Tas.
Daniel Aloisio e Josuá Barroso para o Time do Tas
*Essa reportagem multimídia faz parte de um conjunto de conteúdos publicados no site especializado em jornalismo esportivo "Torcedores.com" por ocasião da Copa do Mundo Rússia 2018 dentro de uma cobertura intitulada "Time do Tas". Um grupo com 11 jornalistas selecionados entre milhares no Brasil que durante cerca de 4 meses foram comandados por Marcelo Tas, Renan Prates e Lucas Tieppo.
Publicada originalmente em Torcedores.com
Comentários