[Torcedores.com*] PODCAST: Copa do Mundo no rádio é exercício de imaginação e paixão nacional

A Copa do Mundo é acima de tudo um evento de mídia. Em meio aos números de gols, faltas, cartões amarelos e vermelhos, são os números de difusão do mega-evento que impressionam. Já a Copa do Mundo no rádio guarda a história de gerações de apaixonados por futebol. Uma “caixa mágica” que pode ter influenciado um menino a se tornar campeão do mundo.

Crédito: Divulgação / Museu Seleção Brasileira / Facebook Oficial

Em 2014 quando a Copa aconteceu aqui no Brasil mais de um bilhão de pessoas assistiram a pelo menos um minuto da final entre Alemanha e Argentina. No total, quase três bilhões e quinhentas mil pessoas acompanharam os jogos realizados nas doze cidades-sede. O comunicado final da FIFA com os números do mundial ainda destacou o crescente público online.

Paralelo a tamanho desenvolvimento tecnológico, o primeiro tipo de mídia a transmitir uma Copa do Mundo segue firme na missão de levar emoção e mexer com o imaginário de milhões de torcedores. A história da Copa do Mundo no rádio é patrimônio íntimo de muitos dos maiores talentos do futebol brasileiro em todas as áreas de campo – e até fora dele, de Pelé até Tite.

O Time do Tas conversou com ícones do rádio brasileiro pra tentar descobrir qual é o segredo que mantém esse tipo de mídia viva nas transmissões de Copa do Mundo há décadas. Ouça no podcast.



Daniel Aloisio e Josuá Barroso para o Time do Tas

*Essa reportagem multimídia faz parte de um conjunto de conteúdos publicados no site especializado em jornalismo esportivo "Torcedores.com" por ocasião da Copa do Mundo Rússia 2018 dentro de uma cobertura intitulada "Time do Tas". Um grupo com 11 jornalistas selecionados entre milhares no Brasil que durante cerca de 4 meses foram comandados por Marcelo Tas, Renan Prates e Lucas Tieppo.
Publicada originalmente em Torcedores.com

Comentários