Almanaque - As memórias do primeiro curso de jornalismo de Minas Gerais

Era o primeiro semestre do ano de 2009 quando escolhi esse tema para a minha "grande reportagem" na disciplina de Métodos de História de Vida. O motivo principal da escolha era o cinquentenário do curso que se aproximava já que muitos dos professores informavam que a inauguração do curso havia acontecido em 1961.

Essa data não poderia passar em branco.

Porém, uma das primeiras descobertas desse trabalho foi a data exata da autorização pelo Ministério da Educação para o funcionamento do curso: 23 de março de 1957.

Essa descoberta se deu por coincidência no dia 23 de março de 2009. Exatamente no dia que o curso completava 52 anos.

O cinquentenário havia passado em branco.

Mas a curiosidade de jornalista me motivou a descobrir o que mais estava perdido nessa história.

Fui em busca de personagens que passaram capítulos de suas histórias nas dependências da faculdade de jornalismo de Uberaba. Cada história de vida compõe um capítulo da história do próprio curso.

Mas foi no Arquivo Público de Uberaba, debruçado sobre edições do Jornal Lavoura & Comércio, que eu e meu colega Marcos Rogério de Freitas encontramos a grande razão para seguir em frente nessa pesquisa.

Uma nota de canto do jornal dizia: "Uberaba se antecipa à capital e abre curso de Jornalismo".

Este web-documentário recebe o nome de "Almanaque", que como gênero jornalístico, é uma narrativa que busca informar de maneira convergente. Entretendo e emocionando.

Os vídeos disponibilizados aqui, são o material principal retratado no livrorreportagem "Memórias e personagens do primeiro curso de jornalismo de Minas Gerais", meu trabalho de conclusão de curso avaliado com nota máxima em 2010. Todo esse trabalho recebeu a orientação dos professores Raul Osório Vargas, André Azevedo da Fonseca e Celi Camargo (que atuou oficialmente como orientadora). O professor Anderson Andreozi também me orientou no que diz respeito às plataformas e linguagens digitais. Sou muito grato aos quatro.

Em formato de webdoc, algumas das entrevistas do livro estão divididas entre dez personagens, 40 temas e mais de cem vídeos-fragmentos conforme a "nuvem" de assuntos abaixo. Esses vídeos gravados em 2009, permaneceram inéditos até fevereiro de 2018.

home ⇘ navegue pelos temas

entrevistas na íntegra
andré_azevedo heitor_átila irmã_loreto ramon_magela raul_osório irmã_patrícia padre_prata
celi_camargo décio_bragança karla_borges

Nota técnica: os vídeos foram editados em 2009 e a forma de armazenamento de alguns deles pode ter prejudicado o áudio em algumas transições. Pedimos desculpas na certeza de que esta falha não compromete nenhum dos depoimentos dos personagens.

Confira o making of

Comentários